Leitura e produção textual
1- Leia o texto que segue e responda ao questionamento subsequente.
NO PARAÍSO DA TRANSGRESSÃO
"Vivemos feito bandos de ratos aflitos, recorrendo à droga, à bebida, ao delírio, à alienação e à indiferença, para aguentar uma realidade cada dia mais confusa".
A gente se acostuma a criticar os jovens por eles serem pouco educados, os homens por serem arrogantes, as mulheres por serem chatas, os governos por serem omissos ou incompetentes, quando não mal-intencionados. Políticos sendo acusados de corrupção é tão trivial que as exceções se vão tornando ícones, ralas esperanças nossas. Onde estão os homens honrados, os cidadãos ilustres e respeitados, que buscam o bem da pátria e do povo, independentemente de cargos, poder e vantagens?
Transgredir no mau sentido é natural entre nós. Ladrões e assassinos, mesmo estupradores, recebem penas ridículas ou aguardam o julgamento em liberdade; se condenados, conseguem indultos absurdos ou saem em ocasiões como o Natal, e boa parte deles naturalmente não volta. Crianças continuarão a ser estupradas, inocentes mortos, velhinhos roubados, mulheres trancadas em suas casas, porque a justiça é cega, porque as leis são insensatas e, quando prestam, raramente se cumprem... (Revista Veja, 07/03/09, Lya Luft)
Cite e explique qual é a função de linguagem predominante no texto acima e aponte, pelo menos, duas características explícitas nele encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída. Veja que a resposta não pode ser generalizada, ou seja, deve estar focada no texto lido. (2,5 pontos)
Resposta: A função de linguagem predominante no texto é a Função Referencial.
Características: A função referencial ou denotativa é centralizada no