Festa junina: um projeto de aprendizagem na educação infantil
Refletindo acerca de nossa experiência como estagiários de educação infantil, socializaremos com os demais o trabalho que procuramos desenvolver com crianças de quatro e cinco anos. Expandiremos assim, o diálogo estabelecido apenas entre nós. Trazemos esse relato, pois se trata de uma exigência de obtenção de notas, e mais que isso, acreditamos que os momentos de conversas entre nós acadêmicos/estagiários são de grande valia para as ações pedagógicas e para o nosso crescimento profissional.
Palavras-chave: Projeto; Estágio; Educação Infantil;
* Acadêmica do Curso de Pedagogia- Hab. Educação Infantil / Monitora de educação na escola Maria Montessori.
Email: martinilu@hotmail.com
** Acadêmico do Curso de Pedagogia- Hab. Educação Infantil /Professor de educação infantil na escola Amarelinha.
Email: riqenri@yahoo.com.br INTRODUÇÃO
Em meados do mês de maio e junho deste ano, realizamos no CEINF Santa Carmélia (Centro de Educação Infantil Lafaiete Câmara de Oliveira) o estágio do curso de Pedagogia- Habilitação em Educação Infantil. Ficamos com o nível III, que conta com crianças de quatro e cinco anos. Foi nesse período, que realizamos o trabalho proposto pela diretora da Instituição, este, trata-se de um projeto intitulado: Festa Junina.
Vale ressaltar que nossas experiências anteriores com projetos, foram curtas, e basicamente através de pesquisas bibliográficas, mas sempre percebíamos nas falas de autores o entusiasmo e a participação das crianças, sempre querendo saber, questionar, construir coletivamente, mostrando-nos o quanto era prazeroso para a criança a realização desse tipo de trabalho. Isso porque, o projeto é uma proposta que parte do cotidiano, das vivências infantis.
Considerando nossas experiências anteriores na área de projetos e estágios, procuramos mostrar que nesse momento da graduação, já desenvolvemos capacidades para conduzir as aulas de maneiras diferentes das tradicionais, e que nada pode ser visto “fora da