Fenomenologia
O que é a Fenomenologia?
A fenomenologia é a filosofia que se propõe a ser o estudo das essências. É um dos paradigmas epistemológicos para a Psicologia Moderna.
Objetivo
A intenção da Fenomenologia é descrever a realidade, não explicá-la nem analisá-la. Para Berger e Luckmann o termo realidade se define “como uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa própria volição (não podemos desejar que não existam)” (Berger &Luckmann, 2000,
p.11).
A Fenomenologia na Psicologia
A Fenomenologia surge na filosofia com a proposta de investigar a realidade existente através da descrição dos fenômenos, mas a mesma é trazida para a
Psicologia como forma de investigar a essência dos fenômenos humanos.
Fundador
Edmund Husserl (1859-1938).
Conceitos Básicos de Fenomenologia
O método de investigação na fenomenologia se chama Epoché, ou Redução
Fenomenológica, que é composto por duas partes que não se distinguem na prática, mas que a título de ensino separamos para entender melhor os conceitos:
1. Envolvimento Existencial: Onde o psicólogo acolhe o sujeito, confirmando a sua subjetividade e a emergência da mesma como fenômeno. Aqui ele confirma o fenômeno.
2. Distanciamento Reflexivo: Na mesma medida em que o Psicólogo se aproxima no Envolvimento Existencial, ele precisa manter-se distante o suficiente para poder enxergar o fenômeno de fora. Depois de ter o fenômeno confirmado, ele discorda do fenômeno (Obs.: confirmar e concordar são termos diferentes).
Essa Epoché visa captar o sentido que os sujeitos atribuem aos fenômenos. Essa atribuição de sentido a determinado fenômeno pela consciência é chamada de
Intencionalidade.
Influências
As influências sofridas pela Fenomenologia para a sua formação vem principalmente de Platão, Aristóteles, Descartes, Locke, Kant e Brentano.
Panorama Histórico
A Fenomenologia surgiu pelas mãos de Husserl no entre o fim do século XIX e o começo do século XX, e