Fenomenologia
O termo fenomenologia deriva das palavras gregas phainesthai que significa aquilo que se mostra, e logos que significa estudo, sendo então "o estudo do que se mostra".
O surgimento do movimento Fenomenológico
O movimento fenomenológico segundo Spigelberg originou-se da preocupação de Edmund Hesserl em demonstrar como se forma o conhecimento. Apartir do século XIX três filósofos iniciaram a correntes, Franz Betano, Karli S.Tumpl, Edmud Husserl.
E apartir daí da origem a fenomenologia, caracterizada por pensadores de todas as áreas que procuravam conhecer suas próprias mentes.
Husserl acreditava na distinção de fenômenos físicos e psíquicos .
É oposta ao positivismo, analisando a realidade no ponto de vista individual, e tudo que se apresenta à consciência ocorre como algo intencional. A busca de interpretar o mundo através da consciência de um determinado sujeito, através de suas experiências.
Segundo a fenomenologia todas as coisas são caracterizadas por serem inacabadas em constante processo de modificação. A Fenomenologia é um tratado científico a respeito da descrição e classificação dos fenômenos.
A atenção é voltada ao olhar, à percepção, à imaginação, às coisas e ao outro faz o método fenomenológico ir além das fronteiras da filosofia.
Desde o início, a pergunta pela fenomenologia guia os nossos passos, enfatizando a necessidade de um procedimento de rigor para a apresentação da questão. Um tal procedimento diz respeito à própria fenomenologia compreendida como método da crítica do conhecimento universal das