Empreendedorismo
R - O grande sucesso do empreendimento talvez esteja ligado à grande necessidade das pessoas brasileiras que contam com um tempo curto para realizar suas atividades pessoais.
A meu ver o que pode ter envolvido, foi a concialização tanto da demanda do mercado com a capacidade de oferecer um produto de qualidade e inovador. Sabemos que, além disso, seria necessária, uma boa gestão que mesmo não tendo a capacitação na área com as suas experiências particulares conseguiu alcançar o seu objetivo.
1.1 O plano de negócios não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa?
R - Sabendo que o plano de negócios especifica em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado, o plano de negócios teria sim muita utilidade quando ele resolveu abrir a empresa, principalmente no que diz respeito ao mercado, por meio de uma análise de mercado, como também ajudaria conhecer seus concorrentes, e ainda desenvolver um plano de descrição da empresa, desta forma seus consumidores não confundiriam com uma fábrica de box para banheiros..
Com o plano de negócio ele teria a previsão dos gastos na aquisição de equipamentos e estruturação, além de definir a missão, visão e valores da empresa, traçando os objetivos que a instituição seguirá gradativamente.
1.2 E atualmente, você acha que Robinson tem e usa um plano de negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica?
R - Acredito que ele ainda não utiliza esta prática, contudo vem dando certo suas decisões, visto o grande número de lojas não só no Brasil, como no México, demonstrando a grande expansão dos serviços através da culinária chinesa
Porque devido à prorpoção que a empresa tomou, é preciso uma gestão mais especifica para se manter no mercado.
2.0 De que forma o plano de negócios poderia