Saneamento de Londres
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Trabalho de Introdução à Engenharia
Turma EB1- Engenharia (ciclo básico)
Professor Paulo Renato
Autores
Beatriz Zacarias
Bianca Gomes
Fernando Leite Monteiro
Isabella Motta
Introdução
O sistema de esgoto de Londres faz parte da infraestrutura desta cidade. Foi projetado pelo engenheiro civil Joseph Bazalgette durante o século XIX,época em que Londres passava por grandes problemas sanitários. Este período foi denominado “O Grande Fedor”,devido ao mal cheiro causado pela poluição.Nesta época o Rio Tâmisa,principal rio londrino,era um esgoto à céu aberto. Além disso havia surtos de cólera,e na época desconfiavam que esta e outras doenças eram transmitidas pelos maus odores,mas logo depois viu-se que era transmitida pela água. Como Londres vivia uma época de efervescência política e cultura, e por conseguinte sua população havia dobrado de tamanho, viu-se a necessidade de construir um sistema de esgoto que despoluísse o Rio Tâmisa e fizesse da cidade um ambiente limpo. A obra foi feita e logo o sistema de esgoto londrino tomou fama. Com o decorrer do tempo houve necessidades claras de reformas e assim se sucedeu. Hoje o sistema de esgoto londrino está na lista das setes maravilhas do mundo industrial.
Antecedentes
A supremacia inglesa na Europa foi indiscutível no século XIX, atingindo seu apogeu entre 1850 e 1875. Tendo iniciado sua Revolução Industrial no final do século XVIII, o país colocou-se quase um século à frente dos demais Estados europeus.
Somente na segunda metade do século XIX é que a França, a Itália e sobretudo a Alemanha começaram a avançar - mas não o suficiente para abalar a hegemonia inglesa. A Inglaterra enviava homens, capitais, carvão, tecidos e máquinas para todo o mundo; essa superioridade econômica era completada pela supremacia naval.
A dinastia Hannover, surgida nos inícios do