TRABALHO DE PI ESGOTAMENTO SANIT RIO
O sistema de esgotamento sanitário ao longo do tempo
O sistema de esgotamento sanitário nada mais é do que um conjunto de dutos, instalações e equipamentos com o intuito de coletar, transportar, condicionar e encaminhar esgoto sanitário de maneira eficiente com a finalidade de conter doenças veiculadas a má higiene, melhorar a qualidade de vida da população, preservar a fauna e flora local, sendo ele doméstico ou industrial,contendo basicamente água, dejetos sólidos (partículas orgânicas e inorgânicas), impurezas, ou até mesmo lixo.
O primeiro sinal de sistemas de esgotamento sanitário feito pelo homem se deu com o intuito de resguardar as vazões pluviais, já que não havia redes de distribuição de água encanada, tampouco esgotos caracteristicamente domésticos, como temos hoje..
Com o surgimento de cidades na idade antiga foi necessário desenvolver projetos para condução e armazenamento de água, onde suas fontes eram os poços subterrâneos Há noticias de que a 3750 A.C. existiam coletores de esgoto em Nippur, na Babilônia.
Canalização de esgoto
Em 2600 a 1900 A.C tinha um sofisticado sistema de encanamentos onde a água usada corria para dutos ou esgotos centrais. As ruas eram largas, drenadas por esgotos cobertos cerca de meio metro abaixo do nível da rua, feitos de tijolos e uma argamassa de barro.
Dutos e esgotos centrais
Na civilização minóica entre 2700 e 1450 A.C., havia um sistema de esgotamento de pedra e terracota, nessa mesma época Cnossos foi o primeiro sítio europeu a ter um sistema de água e esgoto organizado.
A mais de 3000 a.C na Índia, foi constatada a presença de esgotos em galerias subterrâneas de tijolos argamassados, a cerca de 50 centímetros abaixo do nível da rua. E nas moradias encontraram-se banheiros com esgotos canalizados m manilhas cerâmicas rejuntadas com gesso. Em 2100-1700 a.C, no Egito, em uma pequena cidade planejada, projetaram-se galerias em pedras de mármore para drenagem urbana das águas, foi