Máquinas Marítimas
O trabalho aqui apresentado consiste no projeto de um petroleiro com capacidade nominal de 325.000 toneladas de carga, para operar entre as regiões do Golfo Pérsico e da China. Dados os requisitos de projeto do armador, serão utilizadas diversas ferramentas de projeto integrado para se determinar desde a geometria básica do casco até o arranjo estrutural dos porões. As normas regulamentadoras serão usadas como guias para que o projeto possua um nível de aceitação internacional, e será utilizada a espiral de projeto para garantir que o processo seja iterativo e esteja sempre revendo suas especificações, a fim de obter um ótimo global.
Inicialmente foram estudadas as características gerais do navio, da carga e da rota. Dentre vários trajetos possíveis, foi selecionado aquele que se mostrou o mais viável economicamente, considerando os portos e os canais ou estreitos que pudessem restringir o trânsito da embarcação. A partir de dados fornecidos pela Lloyd’s executou-se uma análise de navios semelhantes, de onde foram obtidos parâmetros preliminares de entrada para o projeto.
Já com as características básicas do navio determinadas, foram estimados importantes coeficientes e adimensionais através de referências bibliográficas, de forma a detalhar melhor as características da embarcação. Para poder avaliar a estabilidade da embarcação foram estimados os pesos dos componentes do navio e seus respectivos centros de gravidade.
Uma vez validadas as características gerais da embarcação foi escolhida a série sistemática a que o projeto melhor atendia para determinação do plano de linhas do casco, assim como estimativas de resistência ao avanço e dimensionamento do propulsor. De posse dos arquivos em CAD foi possível levantar as curvas hidrostáticas da embarcação.
De acordo com as normas da IACS e com outros requerimentos do projeto foi configurado um arranjo geral dos elementos do navio, bem como o duplo casco, importante elemento para um navio tanque.
Para