Resumo john snow e a epidemia de colera
Nome : Teresa Cristina Valente da Rocha
Curso: PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – especialização lato sensu
Turma: RA 826607
Disciplina: Epidemiologia e o processo saúde-doença
Código da atividade: A1D2
Resumo: Este trabalho irá mostrar a cidade de Londres no século XIX, seu desenvolvimento sem planejamento e o aparecimento de uma das mais terríveis epidemias de cólera. Dr. John Snow lutando contra as idéias da época, conseguiu com seus estudos decifrar a doença e propor maneiras de parar sua propagação.
INTRODUÇÂO
Em 1800, Londres era considerada a maior cidade do mundo. Uma significante comunidade chinesa começava a surgir. Imigrantes indianos,franceses,judeus e negros eram frequentes nas ruas de Londres. A população era,em sua maioria,composta por mulheres e jovens.
No século XVIII, a cidade construiu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa. Londres foi aos poucos se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infra-estrutura e sem saneamento básico decente.
O SURTO DE CÓLERA
Em agosto de 1854, Londres era uma cidade de catadores de lixo. Pelo menos 100 mil pessoas formavam esse segmento social, numa população londrina de 2,5 milhões de pessoas,amontoadas em uma área de 50 km de circunferência. Uma das características da cidade era o mau cheiro. A quantidade de pessoas triplicara em 50 anos, com a busca de empregos nas fábricas londrinas, com trabalhadores vivendo em condições desumanas. A desenfreada popularidade dos vasos sanitários com descarga de água agravava a crise,pois não havia estrutura sanitária para escoar as fezes acumuladas nas fossas da cidade.
No final do verão daquele ano, com a fetidez beirando o insuportável, em um bairro pobre da nova metrópole, Sarah Lewis cuidava de seu bebê de 6 meses com quadro de intensa diarreia, que levaria à morte algumas horas depois.
Começava uma epidemia