EPIDEMIOLOGIA
ENFERMAGEM – 3º SEMETRE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE I – ATPS
Profa. Regina Mara Pereira
EPIDEMIOLOGIA – ETAPA 1
(Elementos de metodologia epidemiológica, história e definição de conceitos)
Marcela Freitas – RA 6268241714
Maria Celma Gonçalves – RA 6814006925
Paula Luiza Rodrigues.- RA
Silvia Andrade Gama- RA
Neiriane Moreira de Andrade – RA
SÃO PAULO 17/03/2014
Epidemiologia
Resumo:
Epidemiologia é uma ciência que utiliza métodos quantitativos para o estudo dos problemas da saúde.
Ela se originou há mais de 2000 anos através de Hipócrates que desenvolveu a teoria de que os fatores ambientais influenciavam a ocorrência de doenças, relacionada à constituição do indivíduo e seus hábitos.
As primeiras quantificações foram feitas por John Graunt em 1662 (pai da Bioestatística) e continuadas por John Snow (1850) que foi o pai-fundador da Epidemiologia através de suas pesquisas sobre a cólera, antecipando a teoria microbiana antes de Pasteur. No Brasil, o destaque ficou por conta dos feitos de Oswaldo Cruz que combateu várias epidemias (febre amarela, peste bulônica e varíola) que assolaram o Rio de Janeiro e Carlos Chagas que descobriu o protozoário causador da Trypanosoma Cruzi e controlou um surto de malária em Itatinga, interior de São Paulo.
Palavras Chave: Epidemiologia, Conceitos, História, Metodologia.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Epidemiology
Abstract:
Epidemiology is a science that uses quantitative methods to the study of health problems. It originated over 2000 years by Hippocrates who developed the theory that environmental factors influenced the occurrence of diseases related to the constitution of the individual and their habits. The first measurements were made by John Graunt in 1662 (father of Biostatistics) and continued by John Snow (1850) who was the