Microbiologia - Cholera
aBSTRACT
PRESENTING EPIDEMIOLOGICAL BEHAVIOR AT LARGE PANDEMIC AND EXPLOSIVE RISE BEYOND YOUR EASY TRANSFER, TO POOR ALLIED HEALTH QUALITY, CHOLERA IS STUDIED IN THIS WORK AS WELL AS COVERING THEIR BIOLOGICAL CHARACTERISTICS, HITTING YOUR SOCIAL SCOPE, WITH ATTENTION TO DRIVE THROUGH FOOD.
SUMÁRIO
1. Introdução
Descoberta por Fillipo Pacini trata-se de uma bacteriose provocada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o bacilo Vibrio cholerae. Dois sorogrupos desta bactéria produzem enterotoxinas. O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas, com ou sem manifestação. A transmissão fecal-oral é feita pela ingestão da água e alimentos contaminados. Moscas e insetos também exercem o papel de vetores mecânicos na transmissão. O saneamento básico deficitário é um dos fatores diretamente relacionados com a doença. A desidratação é uma das primeiras e mais comuns manifestações e pode ser especialmente danosa em idosos e crianças pequenas.
No âmbito da Saúde Pública, a Cólera é uma doença de notificação compulsória, com desencadeamento de investigação epidemiológica imediatamente após o estabelecimento da suspeita. Respeitando-se as técnicas de Bioestatística e considerando esta bacteriose ser de proliferação rápida, transmissão facilitada em determinadas regiões, é factível a ocorrência de epidemias ou endemias a depender da incidência máxima esperada.
Além dos organismos de saúde nacionais a Organização Mundial da Saúde tem papel importante nas diretrizes de políticas públicas a cerca desta matéria.
2. Evolução histórica