Patologia associada a bactérias
SALMONELLA sp.
RESUMO
Objetiva-se apresentar um panorama das principais formas de contágios, sintomatologia, formas de prevenção e tratamento de doenças transmitidas pela bactéria Salmonella. Feito um levantamento na literatura, verificou-se que a bactéria em análise é de um gênero de extrema importância e está envolvida em processos tóxicos e infecciosos. Existem 2200 espécies dessa bactéria e as mesmas possuem uma enorme facilidade de se relacionar com o organismo do animal, principalmente os domésticos,em especial aves. É ingerida em comida e água contaminada, afeta o sistema digestório e provoca uma grande diversidade patológica, como por exemplo, a enterite.
Depois de apresentado o panorama concluiu-se que é de suma importância a higiene nos alimentos e o tratamento dos infectados pela Salmonella.
PALAVRAS-CHAVES: bactéria, patologia, Salmonella.
1.INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a alimentação tem sido motivo de preocupação em todos os países. Com a globalização, ficaram mais evidentes os problemas relativos à qualidade dos alimentos para consumo humano. A organização mundial de saúde tem alertado para a necessidade de se coibir a contaminação de alimentos por agentes biológicos com potencial de causar danos à saúde. Considerando alguns dos agentes biológicos para o ser humano, vê-se que um grande número é transmitido por água e alimentos. Podemos citar como exemplo a bactéria Salmonella sp, um agente patológico transmitido ao organismo humano, na maioria das vezes, pela precariedade de higiene do meio.
As Salmonella são bacilos gram-negativos, móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado e anaeróbios facultativos, sendo que a maioria não fermenta a lactose. Pertencem à família Enterobacteriaceae e têm altos índices de metabolismo em comparação com outras.
Fig. 1. Fotomicrografia de uma colônia de Salmonella sp. Encontrada no trato digestório.
2. HISTÓRICO
O gênero