Configurando d-link
Mais um manual com padrão de qualidade do Velhinho[CEGO]
Este pequeno manual tem como objetivo, auxiliar aqueles que tem um modem D-Link 500/502G e ainda não sabem como configurá-lo como roteador. Escreverei um adendo sobre como “pegar” o firmware dele e também, como devolver o firmware via FTP interno que o modem possui. Vamos começar, configurando o acesso básico a interface de configuração do modem, que é feita via browser. Sugiro o uso do Internet Explorer. Apesar de detestar esse browser, alguns recursos de configuração só estão disponíveis com uso do IE.
Configurando a sua placa de rede para conectar com o modem (caso você use USB a coisa é muito parecida).
Para fazer o acesso a interface de configuração do modem, é necessário que a placa de rede esteja na mesma faixa de IP do Modem. Isso significa, que se seu modem tiver o IP Interno 10.1.1.1 (como é o caso na maioria dos D-Link) sua conexão de rede deverá ser configurada com IP 10.1.1.X (onde X pode variar de 2 até 254). Na maioria dos casos, recomenda-se deixar o IP como automático, mas isso pode ser um problema se você quiser configurar port forwarding(redirecionamento de portas). Esse processo é necessário para que se consiga usar de forma ativa, programas de P2P como Emule, BitTorrent e outros, uma vez que para fazer um port forwarding você deverá indicar para qual IP interno esta abrindo determinada porta. Mas isso é um assunto que trataremos adiante.
Vamos começar, aprendendo a configurar manualmente a nossa conexão de rede local.
Acesse o Painel de Controle e vá em Conexões de Rede. As figuras estão em inglês (meu Windows é inglês, portanto, se vira aí pra traduzir).
[pic]
Na figura acima, na parte selecionada, temos a placa de rede ligada ao modem. Talvez a sua esteja como Conexão de Rede Local, porém eu mudei o nome da minha para REDE, mas isso não faz diferença. O próximo passo é acessar as propriedades da placa de rede. Click com o botão