Bounding
Tabela de conteúdo 1 Introdução 2 Modos de operação do Bonding 3 Módulo bonding 3.1 Configurando o módulo bonding 3.2 Configurando multiplas interfaces bonding 4 Interface virtual bond 5 Configurando as interfaces físicas 6 Testes 7 Automatizando o processo 8 Erros 9 Referências 10 Autor
IntroduçãoEste tutorial tem o objetivo de explicar como fazer o seu servidor trabalhar com alta disponibilidade e balanceamento de cargas fazendo múltiplas interfaces de rede responderem como se fosse uma. Utilizaremos aqui o módulo do kernel "bonding".
Estarei utilizando neste artigo o Open Suse 10.1. Logo, se o seu for diferente deverá fazer os devidos ajustes.
Modos de operação do BondingO Bonding possúi diversos modos de operação mas vou apresentar aqui os dois principais balance-rr ou modo 0 Neste modo todas as interfaces estão ativas e fazem balanceamento de carga (load balance) trabalhando em velocidade igual a soma de suas velocidades separadas (duas placas de rede 10/100 trabalharão como uma de 200) e ainda faz alta disponibilizada, pois o serviço continua ativo mesmo se alguma dessas interfaces pararem por qualquer motivo (como cabo rompido). active-backup ou modo 1 Neste modo apenas a alta disponibilida é implementada. Não é feito o balancemento de carga pois uma placa fica como master e outra como slave. Se a marter parar de responder a slave assume.
Módulo bondingNas distribuições mais novas o módulo bonding já vem compilado como módulo do kernel, precisando apenas ser configurado carregado. Se a sua distribuição não possúi, vc pode recompilar o kernel e abilitar o módulo "bonding".
Para verificar se a sua possue utilize o seguinte comando:
# find /lib/modules/`uname -r`/ | grep bonding
/lib/modules/2.6.16.21-0.25-default/kernel/drivers/net/bonding