Frame relay
1
Tecnologias WAN
Uma WAN usa os enlaces de dados fornecidos pelas operadoras para prover o acesso à Internet, conexão entre diversas localidades e com redes de outras organizações.
CPE: Dispositivos que ficam nas instalações do assinante (comprados ou alugados). Loop local ou "last mile": Um cabo de cobre ou fibra conectando o CPE à central da operadora (CO - Central Office).
2
Tecnologias WAN
3
TDM (Multiplexação por Divisão de Tempo)
TDM é um conceito da camada física independente do protocolo de camada 2; Um exemplo de TDM é o ISDN (Integrated Services Digital Network).
4
ISDN (Integrated Services Digital Network)
ISDN (Integrated Services Digital Network) transforma o loop local em uma conexão digital TDM. Utiliza canais bearer (B) que suportam 64 kbps para transportar voz ou dados e um canal delta (D) de sinalização;
ISDN BRI (Basic Rate Interface) visa aplicações domésticas e de pequenas empresas, oferecendo dois canais B de 64 kbps e um canal D de 16 kbps; ISDN PRI (Primary Rate Interface) é possível conectar vários canais B entre os dois nós. Isso permite videoconferências e conexões de dados de banda larga sem latência nem jitter;
5
ISDN (Integrated Services Digital Network)
6
X.25
A primeira rede comutada por pacotes foi padronizada com o grupo de
protocolos X.25 da camada de rede;
Os assinantes conectam-se à rede X.25 com linhas privadas ou com conexões discadas (dial-up);
As redes X.25 têm baixa capacidade, com um máximo de 48 kbps;
O Frame Relay substituiu esse protocolo. Em geral ainda são utilizados para conexão de máquinas de cartão.
7
X.25
8
HDLC (High-Level Data Link Control)
HDLC é um protocolo da camada de enlace orientado a bits usado para encapsular os dados em enlaces seriais síncronos tornando a transmissão eficaz.
Existem derivados do HDLC, conhecidos como protocolos de acesso a enlaces, são eles: