biologia
Introdução
Contudo promover qualidade de vida em um ambiente de terapia intensiva torna-se uma ponto complicado, pois num período tão crítico a ansiedade soberana é a luta contra a morte, lançando mão de todos os procedimentos invasivos necessários. A entubação endotraqueal está entre esses inúmeros procedimentos utilizados. (FREITAS 2007).
O procedimento de retirada do suporte ventilatório ocupa ao redor de 40% do tempo total de ventilação mecânica. O desmame é a "área da penumbra da terapia intensiva" e que, mesmo em mãos especializadas, pode ser considerada uma mistura de arte e ciência. Embora , estudos tem demonstrado, que protocolos de identificação sistêmica de pacientes em condições de interrupção da ventilação mecânica podem reduzir expressivamente sua permanência. Por outro lado, a busca por índices fisiológicos capazes de predizer, o determinado , sucesso do desmame ventilatório ainda não chegou a resultados satisfatórios. A ventilação mecânica é uma medida importante na terapia intensiva. A utilização de diversos termos para definir este processo pode dificultar a avaliação de sua duração, dos diferentes modos e protocolos e do prognóstico. Pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) é uma resposta inflamatória do hospedeiro à reprodução incontrolada de microorganismos invadindo as vias aéreas distais. No estudo histológico, pneumonia é caracterizada pelo acúmulo de neutrófilos na região dos bronquíolos distais e alvéolos, a infecção hospitalar mais comum que acomete os pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI). O risco de ocorrência de infecção é de 1% a 3% para cada dia de ventilação mecânica. (MEDURI, 1993).
Conceito Segundo SAFAR & CAROLINE, 1982 os mecanismos de defesa das vias aéreas superiores (VAS) até a árvore traqueobrônquica incluem pêlos, mucosas altamente vascularizadas e com