Teorias de Enfermagem segunda Wanda Horta
STAPHILOCOCUS AUREUS: cocos gram-positivos dispostos aos pares.
Anaeróbicos facultativos (capazes de crescer em condições de aerobiose e anaerobiose).
Coagulase- positivos.
ENZIMAS PRODUZIDAS:
Coagulase: Converte fibrinogênio em fibrina.
Catalase: Catalisa a remoção do peróxido de hidrogênio.
Hialuronidase: Hidrolisa o ácido hialurônico no tecido conjuntivo, promovendo a disseminação dos estafilococos nos tecidos.
Fibrinolisina: Dissolve coágulos de fibrina.
Lipase: Hidrolisa lipídios.
Nuclease: Hidrolisa DNA.
Penicilinase: Hidrolisa penicilinas.
PATOLOGIAS: As doenças mediadas por toxinas incluem intoxicação alimentar, síndrome do choque tóxico e síndrome da pele raspada.
As doenças piogênicas incluem impetigo, foliculite, furúnculos, carbúnculos e infecção de ferimentos. Outras doenças sistêmicas(frequentemente associadas com bacteremia) incluem pneumonia, empiema, artrite, séptica ,osteomielite, endocardite aguda e bacteremia relacionada ao cateter.
TRATAMENTO: Os antibióticos de escolha são o oxacilina(ou outra penicilina penicilinase- resistente) ou a vancomicina para cepas resistentes à oxacilina. Os focos de infecção devem ser identificados e drenados. O tratamento é sintomático para pacientes com intoxicação alimentar (embora a fonte de infecção deva ser identificada de modo que um procedimento preventivo apropriado possa ser posto em ação).
PREVENÇÃO: A limpeza adequada do ferimento e a utilização de anti-séptico ajudam a impedir a infecção.
A lavagem adequada de mãos e a cobertura da pele exposta ajudam a equipe médica a evitar a infecção ou disseminação para outros pacientes.
STAPHILOCOCUS EPIDERMIDIS:Cocos gram-positivos dispostos em pares, anaeróbicos facultativos.Catalase - positivos mascoagulase - negativos.
PATOLOGIAS: Bacteremia relacionada a cateter, endocardite subaguda associada a lesão anterior ou a válvula cardíaca artificial, infecção de derivação do sistema nervoso central, infecção de