000563352488
4926 palavras
20 páginas
1 Tecnólogo de Segurança do Trabalhoa) Quais conteúdos o Tecnólogo irá estudar?
R = Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, Ética, Política e Sociedade, Metodologia Cientifica, Ergonomia Industrial, Perícia Trabalhista e Avaliação de Desempenho, Toxicologia e Segurança, Higiene do Trabalho e Biossegurança, Higiene do Trabalho e Segurança Industrial, Gestão e Saneamento Ambiental, Psicologia e Qualidade de Vida no trabalho, Técnicas em Primeiros Socorros, Gestão em Segurança do Trabalho e Técnicas de Medição, Empreendedorismo, Análise de Riscos e Gerenciamento de Risco etc.
B) Qual o campo de trabalho?
R = O Tecnólogo em Segurança do Trabalho, deve estar apto a atuar em indústrias, empresas públicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica, integrando-se com seus diversos setores, desenvolvendo trabalhos e estabelecendo uma cultura de prevenção em relação a saúde ocupacional, segurança no trabalho e meio ambiente.
2 Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário
a) Comente sobre o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP.
R = O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional pelo INSS no Brasil. Com o NTEP, quando o trabalhador adquirir uma enfermidade inteiramente relacionada à atividade profissional, fica qualificado o acidente de trabalho. Nos casos em que houver relação estatística entre a doença ou lesão e o setor de atividade econômica do trabalhador, o nexo epidemiológico determinará automaticamente que se trata de benefício acidentário e não de benefício previdenciário normal.
Com a adoção dessa metodologia, é a empresa que deverá provar que as doenças e os acidentes de trabalho não foram causados pela atividade desenvolvida pelo trabalhador, ou seja, o ônus da prova passa a ser do empregador e não mais do empregado. Até a entrada em vigor do NTEP, ao sofrer um acidente