a questão sociaal
A questão social foi constituída em torno das transformaçoes econômicas, políticas e sociais. Inicialmente essa questão foi levantada quando, com a tomada de “consciência da sociedade”, parte dela foi os problemas decorrentes do Trabalho, hoje a questão social é a expressão das desigualdades e lutas sociais em sua múltipla manifestação todos os seguimentos social envolvidos trabalho e desprotegidos.
A proposta inicial das políticas sociais, era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e diminuir as repressões da questão social . Todos os envolvidos com o trabalho na área social são profundamente atingidos pelas alterações da questão social, que consequentemente modificam o cenário social como um todo, assim como pelas suas novas expressões: a agilização da pobreza, o aumento da violência, o envelhecimento da população, as questões de gênero, e assim por diante.
O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.
Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
A questão social no mundo de hoje, as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político, etc.; criando “profissões” que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de papel; limpadores de vidro em semáforos; “avião” – vendedores de drogas; minhoqueiros – vendedores de minhocas para pescadores; jovens faroleiros – entregam propagandas nos semáforos; crianças provedoras da casa – cuidando de carros ou pedindo esmolas.
QUESTÃO SOCIAL no