cólera
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORETA
DERPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CÓLERA
Trabalho apresentado pelos alunos Luany Alves Galvão, Marilene Apª Oliveira, Raquel P. Piva, Taynara A. Santos e Valterlei Schwingel como parte das exigências da disciplina de Microbiologia e Imunologia, 7º semestre, ministrada pelo Prof. José Martins Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Alta Floresta, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Alta Floresta – Mato Grosso
2014/2
RESUMO
Doença infecciosa intestinal aguda, causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae. Pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e cãibras. Esse quadro, quando não tratado prontamente, pode evoluir para desidratação, acidose e colapso circulatório, com choque hipovolêmico e insuficiência renal. Esse trabalho objetivou se fazer um balanço e um levantamento sobre a doença no município e região. Ao fazermos uma visita na secretaria de saúde do município de Alta Floresta,MT. E ao sermos recebidos pela Enfermeira, Fernanda Souza, do departamento da Vigilância Epidemiológica obtivemos a informação que não há registro de casos de cólera autóctones em nosso município e região nos últimos anos. Diante das nossas informações concluímos que no município e região não houve índice autóctones de cólera.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 1
MATERIAL E MÉTODOS ............................................................................................... 3
RESULTADOS E DISCUSSÃO ....................................................................................... 4
CONCLUSÕES