Salto para a piscina
Questão-Problema: •
Pretende-se projectar um escorrega, para um aquaparque, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina. A rampa termina num troço horizontal a uma altura apreciável da superfície da água.
Material e Equipamento Necessário:
Calha flexível ou lançador de projécteis Corpo Célula fotoeléctrica Digitímetro Craveira ( ou palmer) Fita métrica Fios de ligação
Montagem:
Procedimento:
1ª Parte 1. 2. Medir o diâmetro da esfera usando uma craveira (palmer). Determinar a vertical usando um fio-de-prumo. Marcar a posição da extremidade inferior do fio com uma cruz no soalho. Colocar devidamente algumas folhas de papel liso no soalho, sobrepondo-as com outras de papel químico. 3. 4. 5. 6. 7. Ligar o digitímetro. Abandonar a esfera na calha a uma determinada altura do solo. Ler no digitímetro o intervalo de tempo que a esfera demora a passar na célula fotoeléctrica. Medir o alcance atingido pela esfera, usando uma fita métrica. Repetir o procedimento abandonando a esfera, na calha, de alturas diferentes.
1
Registos e observações: Diâmetro da esfera: D =_________m Altura de abandono da esfera h1 h2 h3 h4 Altura da esfera em relação ao solo, quando abandona a calha h =_________m Cálculos: A. Com os valores registados no quadro anterior, determinar os valores da velocidade de saída da esfera ( V0 Intervalos de tempo (s) Alcance (m)
(h1>h2>h3>h4)
=
D ) e registar no quadro que se segue. "t
Alcance Valor da velocidade (m) Inicial(V0) (ms-1)
!
B.
Construir o gráfico(pode utilizar a calculadora gráfica ou o exel) de dispersão do alcance em função da velocidade de saída da calha. Partindo da opção de estatística determine a equação da linha que melhor se ajusta ao conjunto de pontos experimentais. Registe, o gráfico e o declive.
C.
A partir das equações dos movimentos da esfera, deduza a expressão que permita calcular o