Administração financeira
Definição:
Indicadores econômicos são medidas de desempenho utilizadas para medir o desenvolvimento de uma economia.
Os indicadores mais utilizados são aqueles que medem: crescimento da produção; desvalorização da moeda e aumento de preços; taxas de conversão de moedas e taxas básicas de remuneração utilizada no mercado financeiro.
PIB (produto interno bruto)
O PIB de uma economia representa o valor dos bens e serviços produzidos num país em certo período de tempo.
Índices de Inflação:
Inflação é o aumento consistente e indiscriminado de preços, conseqüentemente diminuindo o poder aquisitivo da moeda. Portanto a taxa de inflação mede o acréscimo percentual médio nos preços dos bens e serviços produzidos pela economia.
Vários índices são utilizados para medir a inflação, pois na economia existem vários setores e agentes
Econômicos distintos.
A definição de cada taxa:
Taxa de cambio (PTAX)
O PTAX é a cotação oficial das moedas estrangeiras no Brasil e é possível consultar o seu valor pelo Sisbacen.
O cálculo é feito levando-se em consideração a média ponderada das cotações da moeda específica.
Taxa SELIC
A taxa SELIC é apurada pelo Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
Taxa DI
Os bancos operam entre si (tomando ou doando recursos monetários) no mercado interbancário, ou interfinanceiro, através de operações lastreadas em Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), permitindo que se estabeleça certo equilíbrio entre eles.
O CDI é um instrumento financeiro, escritural e nominativo, emitido por uma instituição financeira, a favor de outra, destinado a possibilitar a troca de recursos entre elas, normalmente de curtíssimo prazo (1 dia), que embute uma taxa