salto para a piscina
Física e Química A
2012/2013
11ºano
Salto para a piscina
Elaborado por: Ricardo Gonçalves nº13 José Énio º14 Marta Oliveira nº15
Data:30/11/2012
Introdução
Nesta experiencia iremos efectuar vários lançamentos com velocidades diferentes, para assim relacionar a velocidade inicial com o alcance atingido pelo corpo.
Introdução teórica
O salto para a piscina é um movimento segundo a trajectória num referencial OXY, e é descrito por um ramo de uma parábola. Na posição inicial (Xo) a velocidade do corpo tem de ser diferente de 0 m/s porque caso não haja velocidade inicial não haverá alcance (X). Apos a saída do atleta este descreve uma parábola atingido o alcance (X) onde nesse momento a altura (h) é zero. O lançamento horizontal que neste caso é o salto para a piscina pode ser decomposto em duas componentes, a componente OX (horizontal) e a componente OY (vertical). Cada componente tem um tipo de movimento característico: Na componente OX o movimento é rectilíneo uniforme na horizontal (eixo do OX) no qual a V mantém-se constante e a velocidade inicial (Vo) é diferente de zero. Podemos descrever o movimento pelas leis do movimento e velocidade (formula)
Na componente OY o movimento é rectilíneo uniformemente acelerado na vertical (eixo do OY) no qual a aceleração, g, mantém-se constante e a velocidade inicial (Vo) é igual a zero. Podemos descrever o movimento pelas leis do movimento e velocidade
Questões pré laboratoriais
1-Que significa dizer que um corpo é lançado horizontalmente?
Significas que o corpo é projectado, segundo a direcção horizontal, com a velocidade inicial VOX , apenas com componente horizontal.
2.2.1-Como varia a velocidade segundo a horizontal? Como classifica o movimento na horizontal?
Numa componente segundo a direcção horizontal o corpo tem velocidade constante e tem movimento uniforme e a sua v0 0
2.2.2- Como varia a velocidade