Salto para a piscina
Disciplina: Física e Química
Ano letivo 2013/2014
RELATÓRIO
SALTO PARA A PISCINA
Trabalho elaborado por:
- André Leite, nº 3
- Carolina de Mendanha Álvares, nº 8
- Gonçalo Raposo, nº 14
Objetivo
Com este procedimento experimental temos como por objetivo estudar a relação existente entre a velocidade do lançamento horizontal de um projétil a uma determinada altura do solo e o alcance do mesmo ao nível do solo.
Introdução
Para termos os conhecimentos de física que temos hoje foram necessários inúmeros estudos feitos por diversos físicos da antiguidade e atualidade. Galileu foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que contribuiu muito para o desenvolvimento da física no que diz respeito ao conceito de movimento e inércia, envolvendo uma abstração completa das ideias aristotélicas.
Galileu ao longo do seu estudo nesta área da física procura definir cada tipo de movimento de modo a que seja possível caracterizá-lo com uma determinada expressão matemática.
Entre estes movimentos encontra-se o movimento uniforme no qual um corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais:
Se tivermos um conjunto de medições e traçarmos um gráfico s(t) verificamos que uma reta intersetará os pontos formados por esta relação.
Com esta experiência tínhamos como objectivo, como já foi dito anteriormente, estudar o lançamento horizontal de um projétil e esta situação verifica-se durante um salto para a piscina em que corresponde a um movimento de um corpo ou projétil que seja lançado horizontalmente nas proximidades da superfície da Terra com resistência do ar desprezável.
Quando um corpo é lançado pode ter vários movimentos, mas nesta experiência, trabalhamos o lançamento horizontal de um projétil. Este pode ser dividido em duas direções, horizontal e vertical. Na vertical (no eixo dos yy), o movimento é