salmonella
São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Salmonella_subterranea&action=edit&redlink=1" \o "Salmonella subterranea (página não existe)" Salmonella subterranea, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Salmonella_bongori&action=edit&redlink=1" \o "Salmonella bongori (página não existe)" Salmonella bongori e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Salmonella_enterica" \o "Salmonella enterica" Salmonella enterica, esta última possuindo, atualmente, 2610 sorotipos 1 . A classificação em serogrupos depende do antigénio O, enquanto que a classificação em serótipos depende do antigénio H.
Dentre as de maior importância para a saúde humana, destacam-se a HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Salmonella_typhi" \o "Salmonella typhi" Salmonella typhi (Salmonella enterica enterica sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide – doença endêmica em muitos países em desenvolvimento – e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica enterica sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.
Patogênese
A salmonela, após ser ingerida pelo hospedeiro, passa pelo estômago, de onde entra para o meio interno, ligando-se por meio de fímbrias específicas da espécie às células M. A bactéria introduz Sips ou SSps que levam a um rearranjo do citosqueleto da célula M. Deste modo, a