SALETE LUCENA Planejamento Organizacional
Maria Diva de Salete Lucena.
O conceito de Planejamento de Recursos Humanos – RH define claramente a sua linha de atuação em termos de identificar, analisar e atender às necessidades organizacionais de recursos Humanos.
Entre as variáveis que dimensionam a necessidade do Planejamento de Recursos Humanos, destaca-se a preocupação em assegurar a existência e funcionamento de uma infra-estrutura produtiva, organizada em função das expectativas do negócio.
Como se sabe, a organização da infra-estrutura produtiva, traduzida em um modelo organizacional, tem por objetivo responder às exigências e características do negócio, do mercado, de seus produtos e serviços e de suas demais relações, interna e externa.
Sua função, conseqüentemente, é organizar o trabalho, a disponibilidade e a distribuição dos recursos necessários; É, também, organizar as pessoas, sua força de trabalho, neste ambiente empresarial.
Inicialmente, para a formulação do Planejamento de RH terá que se considerar a estrutura organizacional da empresa, pois esta estabelece as relações entre a organização do trabalho, seus processos operacionais e a capacitação profissional correspondente.
Por outro lado, conhecer a estrutura organizacional da empresa significa compreender a dinâmica empresarial, isto é, conhecer o negócio, os resultados esperados, os riscos e os desafios que enfrenta as relações com o mercado, as mutações do ambiente externo e seu impacto no desempenho organizacional.
Todos estes fatores caracterizam-se pela presença de ingredientes invisíveis e imponderáveis, demandando estudos e análises profundas e a percepção de tendências que possibilitem visualizar um quadro de múltiplas interações sobre o qual se pretende atuar.
As iniciativas, ações ou atividades da Área de Recursos Humanos não poderão, portanto, ignorar sua base de referência e, até de intervenção, para ajustar as políticas, normas e procedimentos.
Assim como a estrutura organizacional é