Competências nas organizações
O desenvolvimento das competências tem um impacto gigantesco na empresa em que o colaborador atua, quando uma empresa contrata um funcionário ela também esta adquirindo suas competências. E se uma empresa possui funcionários competentes ela também é.
Mais as pessoas têm que estar sempre se atualizado, pois não importa se a tecnologia que a organização possui seja de ultima geração se as pessoas que trabalham nela não tem conhecimento e nem competências para usá-la da melhor forma possível.
As pessoas dentro das organizações que atuam pode agregar diversos valores, conhecimentos, e se elas forem bem motivadas o resultado será o sucesso, por que a junção de uma empresa competente que é aquela que possui as quatro competências organizacionais sendo elas:
1. Diferenciais ( ou distintivas) : as que são percebidas pelos clientes e que permitem distinguir uma empresa da outra.
2. Essenciais : são a base dos processo internos e garantem a qualidade dos produtos e serviços, da cultura, do clima de trabalho e das práticas de gestão. São mais percebidas pelos clientes internos mas impactam diretamente nos clientes externos.
3. Básicas (ou genéricas) : são as que todos os profissionais devem possuir para compor o quadro de uma empresa.
4. Tercerizáveis : são as que não estão ligadas ao negócio e podem ser desenvolvidas por parceiros.
E que investe e desenvolve as competências de seus colaboradores é o sucesso.
Cada tipo e segmento de um novo empreendimento precisam de pessoas com diferentes perfis e competências, para que uma gestão seja baseada em competências é necessário que o gestor tenha competências técnicas que são formações como graduação, pós-graduação, cursos de línguas, informática, entre outros. E competências comportamentais como ser pró-ativo, responsável. Essas competências abreviamos elas como