GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES
Faculdade :
Curso : Administração
Estagio Supervisionado
A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
Este artigo aborda o tema gestão de competências nas empresas atuais. Sendo que as competências importantes para o desenvolvimento das empresas são as individuais e as organizacionais. O mapeamento de competências é importante para se definir quais as tarefas e atividades que a organização e pessoal lhes podem ser atribuídos. Para medir o nível de competências são usados alguns indicadores, que foram discorridos no texto.
INTRODUÇÃO
As organizações da sociedade contemporânea estão passando por grandes transformações em todas as áreas. O impacto dessa reestruturação materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial, como as novas tecnologias e os novos modelos de gestão.
É neste processo que se pode perceber a ênfase nas pessoas como recurso determinante do sucesso organizacional, uma vez que a competitividade faz com que as empresas procurem profissionais capacitados para a execução das tarefas. No entanto, é a partir dessa premissa que é possível visualizar a gestão de competências como instrumento de diferencial de mercado para oferece alternativas eficientes de gestão às organizações.
COMPETÊNCIA
O tema competências é de fundamental importância para a compreensão das organizações e por isto, o tema será abordado nos planos do indivíduo e das organizações.
Este tratamento é necessário por lidarmos com um tipo particular de organização que exige, ao mesmo tempo, competências especiais dos indivíduos que nelas trabalham e competências específicas das organizações que almejam fazer parte do mercado competitivo.
Mapear e desenvolver competências organizacionais e individuais tem se tornado uma das estratégias das grandes empresas para atingir seu consumidor final de forma mais eficiente. Faz parte dessa