Plano de carreira
Se não tem, você vai emp acar, vai ser u m co adju vante, vai fazer parte do p rojeto de alguém.
Qu alquer p rofissio nal q ue esteja entrando no mercado d e trab alho ou que já faça parte do seleto grupo d e pesso as que estão emp regadas tem que ter sempre um projeto de carreira. Quem não tem pro jeto, qu em acha q ue as co isas aco ntecem e qu e no fim d ão certo, em geral é u m mero coad juvante no projeto de outra p essoa que mais inteligentemente elaborou e mantém atu alizad o seu projeto d e carreira. Parece radical, mas não é. Na verd ad e, é vital, imprescind ível como o ar que se respira que cad a pro fissional tenha por escrito o seu PROJETO DE CARREIRA e o mantenha perio dicamente atualizad o.
Eu conco rdo qu e essa histó ria d e carreira co mo um patrimônio pesso al é relativamente nova tem 15 ano s, talvez 2 0. Mas nas entrevistas que cond uzo d iariamente na árdu a tarefa de procurar talentos p ara meu s clientes tenho enco ntrad o p rofissio nais d e altíssimo nível qu e empacaram na carreira po r falta de um pro jeto. Os jovens, ap esar de tod a sua energia e p luralid ad e, ainda esperam encontrar alguém nas o rganizações que elabo re seu pro jeto. Algu ém a qu em eles possam dizer:
Eisme aqui, Senhor, fazei d e mim um vicepresid ente...
A dura realidad e d este mundo tão co mpetitivo é que ninguém em empresa nenhuma esta lá p ara cuidar de sua carreira. O q ue as organizações mod ernas e b oas fazem é d ar co nd ições para que seu p rojeto se realize. Se ficar esperand o cair do céu , só chuva, meu caro, e eventualmente um b elo raio na su a cabeça. E aí co mo se faz esse tal PROJETO?
P R I M E I R O P ASSO
O projeto d e carreira co meça co m o seu sonho pessoal!
Não p are de ler, não vou falar de