salarios
Quando nos referimos a um salário bruto queremos dizer que esse montante não sofreu ainda nenhum tipo de desconto ou retenção.
O salário bruto é o valor total que recebe um empregado pelo trabalho exercido antes mesmo de serem efetuados os devidos descontos e contribuições na folha de pagamento. O salário bruto são seus ganhos totais e é relatado em suas declarações de imposto como o seu salário total, corresponde ao conjunto de vencimentos do trabalhador (Salário base, benefícios, salário família, auxílio alimentação, auxilio refeição, e etc.). cuja denominação técnica é remuneração.
Se você é um empregado, o empregador é obrigado por lei a reter o imposto de renda, impostos, Segurança Social mediante ao pagamento do seu salário bruto.
Quando um trabalhador faz um contrato com uma empresa e acerta seu salário, determina-se o salário bruto como ponto de partida para os descontos e dedução do salário líquido. São descontadas as retenções do IRPF que correspondem ao imposto de renda sobre as pessoas físicas e do INSS destinada à previdência social.
O imposto de renda é descontado na folha de pagamento e este valor é determinado por sua situação contratual, cargo e trabalho realizado. A contribuição é dividida entre a empresa e o trabalhador e sua porcentagem é estabelecida anteriormente pelo governo com base no atual exercício vigente.
Salário líquido
Salário líquido, se expressa um montante de dinheiro que sofreu descontos, impostos e retenções que lhe correspondem, gerando um valor menor que o bruto.
Salário líquido é o valor recebido pelo empregado depois de efetuado os devidos descontos e contribuições.
Exemplo: (IRPF, INSS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, VALE REFEIÇÃO, VALE TRANSPORTE, entro outros.). A contribuição sindical (equivalente a um dia de salário) que é descontado uma vez ao ano.
Para ter o vale-transporte, por exemplo, são descontados 6% do salário do trabalhador.
Para o cálculo do salário líquido estamos computando