SALARIO E MOTIVAÇÃO
* Poder motivador do salário:
Qual a questão mais vital para as empresa hoje? Capital? Estratégia? Produtos inovadores? Tecnologia de ponta? São todos eles itens poderosos. Mas perdem intensidade e a força quando confrontados com outro tópico: o Talento.
Uma das questões mais polêmicas referentes a salário é se este funcionaria como
Um fator de motivação para os funcionários.
Se estudarmos a evolução do pensamento administrativo na Teoria da Administração
Científica de F.Taylor (inicio do século XX) este acreditava poder tornar as fábricas da época mais produtivas, pela simplificação das tarefas, e especialização de cada funcionário, não se preocupando com a satisfação do empregado, tornando o homem uma máquina substituível.
Como recompensa os empregados recebiam melhores salários, mas não lhe traziam satisfação. Tal situação gerou muitos problemas para os administradores da época, que não estavam Preparados para enfrentar a forte desmotivação.
Com os estudos de Hawthorne (final da década de 20, início da década de 30), que serviria de base para a “teoria das Relações Humanas”.
E Mayo concluiu, depois de anos de pesquisa que o grupo social dentro da organização afeta profundamente as atitudes dos funcionários.
A partir de então começaram a estudar os fatores que influíram no processo de motivação dos empregados. Foi percebido que isoladamente salário não é fator de motivação.
“Considerando as teorias motivacionais modernas, encontramos para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: “a Hierarquia