STRESS/ESTRESSE
O estresse é um composto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar ao desequilíbrio do organismo. O estresse surge quando a pessoa julga não estar sendo capaz de cumprir as exigências sociais, sentindo que seu papel social está ameaçado. Então, o organismo reage de modo a dominar as exigências que lhe são impostas. O estresse pode afetar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não.
O primeiro estudo sobre estresse foi realizado na década de 30, especificamente no ano de 1936 pelo pesquisador canadense Hans Selye. Após a submissão de cobaias , o pesquisador observou a resposta comportamental e física das mesmas . Descrevendo um composto de três fases sucessivas: (1) alarme, (2) resistência , (3)esgotamento . E era observado o surgimento de diversas doenças sérias.
O fato de um evento emocional como o estresse afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso um estresse intenso pode afetar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do estresse.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas mas passageiras como a depressão
Temos que ficar atentos aos sintomas, às reações orgânicas e psíquicas que anunciam problemas físicos e emocionais.
Algumas principais causas do estresse são:
Sobrecarga;
Baixa autoestima;
Medo;
Trânsito etc; Alguns sintomas gerais são: Físicos: Insônia, indigestão, queda de cabelo, gastrite,