Natação
Trabalho de Educação Física
Índice
Introdução 3
História da natação 4
Modalidades 5
Benefícios 11
Curiosidades 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física.
Devido à impossibilidade de avaliação prática do conteúdo programático, propusemos que fosse abordado este tema. Este trabalho apresentará as modalidades e os estilos da natação, os benefícios que a sua prática traz, entre outros.
Posto isto, esperamos não só que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que a matéria tratada seja bem explícita e tratada da melhor forma possível.
História da natação
A etnografia permite-nos afirmar que e possível situar a evolução da historia da natação e a sua origem na civilização egípcia.
Recordemo-nos que nessa época as populações tiveram a necessidade para se refugiarem dos animais e dos incêndios, de construírem as suas habitações nos lagos, a que os historiadores designaram por “lacustres”.
A alimentação da época, em que constava o peixe, deixa-nos aberta a porta de pressupormos a possibilidade de tanto na pesca como nas aldeias “lacustres” haver situações de imersões mais ou menos involuntárias.
Vivendo num país, cortado por uma infinidade de canais, aprecia uma quantidade de oportunidades a todos os que não se haviam ainda familiarizado com a água.
A arte de nadar era um dos aspetos essenciais da educação pública.
Convém realçar neste ponto, que para os povos da antiguidade, a prática da “Arte de nadar” não tinha meramente um caráter recreativo, esses povos, temiam não ter um túmulo e como tal, viviam horrorizados com o facto de morrerem num rio ou no mar, sendo o fundo ou o leito do rio o seu túmulo.
Modalidades
A natação não é apenas um desporto de rapidez e de corrida. Tem também outras modalidades como polo aquático, saltos para a água, natação sincronizada, mergulho aquático, aguas