Stress relacionado ao trabalho
Todos sabemos que o stress dos funcionários tem-se vindo a tornar um problema cada vez maior nas organizações. Atualmente, as pessoas precisam de procurar qualificação do seu trabalho, com tantas exigências, acabam por viver sob pressão, não só no ambiente de trabalho, mas também familiar e acabam por sofrer uma pressão psicológica. Essa pressão afeta o lado emocional das pessoas, onde as emoções negativas podem comprometer a sua saúde.
O stress, tem como consequência: diminuição do rendimento, da concentração no trabalho, erros, distrações, insatisfação, indecisão, atrasos, irritação, reclamações, atrasos de tarefas, perda de prazos, e causa de prejuízos dentro da organização.O stress pode ter consequências organizacionais e pessoais, e estas revelam-se tanto ao nível intelectual como nas relações sociais e no receptivo comportamento organizacional, provocando desta forma elevados custos para as próprias organizações.Mas em contrapartida, temos as emoções positivas, como o riso, bom humor, a felicidade que ajudam a manter ou recuperar saúde.
Diante desses fatores que se encontram no ambiente de trabalho, é necessário observar e constatar como esses agentes vão-se manifestando, sabendo que dentro de uma organização trabalham pessoas com diferentes personalidades emoções, percepções e atitudes.Se o funcionário souber gerir o seu stress diário e canalizar a energia desse stress para o desempenho de sua atividade, o mesmo pode desempenhar com eficácia o seu trabalho. Possivelmente, os funcionários podem conseguir lidar com o stress diário no ambiente de trabalho, desde que seja conhecida a causa do mesmo, que na maioria das vezes é muito exagerada.
2- OBJETIVOS
2.1- Objetivo geral Demonstrar por meio de pesquisa bibliográfica, a incidência do Stress Ocupacional nas organizações e avaliar as situações e os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento. Expõem-se em ainda as consequências do Stress sobre os