Aula Cargos e sal rios 01
Professor Pablo Rodrigo Moret
Aula 1
“ O meio mais eficaz para intensificar o potencial de criatividade e aprendizado de uma organização, o melhor meio para mantê-la sempre viva e vibrante, consiste em apoiar e fortalecer os funcionários.” Fritjof Capra
Objetivo da Aula: Discutir o poder motivador do salário
“ Qual a questão mais vital para as empresas hoje?
Capital? Estratégia? Produtos inovadores? Tecnologia de ponta? São todos eles itens poderosos. Mas subitamente perdem intensidade e a força quando confrontados com outro tópico: o talento. Nada é tão vital na agenda das empresas, hoje, como o talento. Porque sem o talento o resto – capital, estratégia, produtos inovadores e o que mais se queira – simplesmente não se consegue. Ou se consegue apenas em doses insuficientes para estes ásperos e perigosos tempos de competição exacerbada.”
Nelson Blecher
Artigo “ O Fator Humano” – Revista Exame
Salário e Motivação
É uma questão polêmica.
Administração Científica de F. W. Taylor prega que podemos tornar as fábricas mais produtivas pela simplificação e divisão das tarefas. A satisfação do funcionário não era considerada importante.
O trabalhador era considerado uma máquina que não necessitava de interação social no local de trabalho.
Apesar de o trabalhador muitas vezes ter melhores salários devido a especialização, está metodologia não lhe trazia satisfação.
Tal metodologia acabou gerando um grande problema para os administradores da época: Mesmo com bons salários havia uma desmotivação generalizada no ambiente das fábricas.
Salário e Motivação
Com as pesquisas de Helton Mayo se cria a Teoria das Relações Humanas.
O empregado deixa de ser uma peça do processo e passa a ser parte do processo.
Experiência de Hawthorne
A partir de então, começaram a estudar os fatores que influiriam no processo de motivação dos empregados.
Foi percebido que, isoladamente, o salário não é fator de motivação.
Salário e Motivação
Duas principais teorias