Conceitos básicos associados à infeção
Adquirida na comunidade;
Nosocomial;
Infeção cruzada.
Infeção adquirida na comunidade:
Infeção adquirida na comunidade - "É a infeção presente ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internamento anterior no mesmo hospital".
São também infeções adquiridas na comunidade: As infeções associadas a complicações ou extensão da infeção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismo ou sintomas fortemente sugestivo da aquisição de nova infeção. Infeção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento. Adicionalmente, são também consideradas comunitárias todas as infeções de recém-nascidos associadas com rutura da bolsa amniótica superior a 24 horas.
Infeção Nosocomial ou Hospitalar:
Infeção hospitalar ou infeção nosocomial é qualquer tipo de infeção adquirida após a entrada do paciente num hospital ou após a sua alta quando essa infeção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.
Prevenção:
A prevenção de infeções hospitalares por todo o mundo depende muito mais da instituição hospitalar e de seus trabalhadores do que dos pacientes, já que ninguém se interna com intenção de contrair doenças dentro do hospital.
Os cuidados para não ocorrer elevado número de infeções e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do município e estado e também do antigo e simples costume de lavar as mãos, já que grande parte das pessoas não o fazem nos hospitais.
Infeção Cruzada:
Define-se como Infeção Cruzada, a infeção ocasionada pela transmissão de um microrganismo de um paciente para outro, geralmente pelo pessoal, ambiente ou um instrumento contaminado. Assim, antes do atendimento ao novo paciente, medidas efetivas