Sala de higienizacao em hospitais
PROJETO: CONSTRUÇÃO DE UMA ALA DE HIGIENIZAÇÃO DE MATERIAIS EM HOSPITAL PÚBLICO
Plano de Gerenciamento de Riscos
1. Finalidade do documento
Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente, respectivamente. A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de factores, internos ou externos ao projecto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses factores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projecto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos, em todas as suas fases.
2. Descrição dos processos de gerenciamento dos Riscos
O gerenciamento de riscos do projeto será realizado através de monitoramento e controle dos riscos inicialmente identificados e da incorporaração de eventuais novos riscos ao processo.
Todos os riscos não previstos originalmente no plano devem ser incorporados ao projeto dentro do sistema de controle de mudança de riscos.
As respostas possíveis aos riscos identificados pelo projeto serão a aceitação ativa, através de contingências, e a atenuação.
A identificação, avaliação e monitoramento de riscos, durante a execução do projeto, serão efetuados através de reuniões quinzenais entre o gerente de projetos e a equipe.
Os riscos serão identificados e contextualizados nas 4 diferentes áreas a seguir:
• Gerência do