Relatorio final de estagio
O objetivo do estágio supervisionado é complementar os estudos teóricos em sala de aula como os cuidados de enfermagem, reconhecimento de patologias, oferecendo uma assistência de enfermagem individualizada, eficiente e eficaz, sendo item obrigatório respaldado por lei. As legislações que regulamentam o estágio supervisionado são: Lei Federal Nº 6494 de 07 de dezembro de 1987, no decreto Nº 87.497, de 18 de agosto de 1982 e a Lei Nº 7.498 de 26 de junho de 1986. O estágio supervisionado será sempre realizado sob a responsabilidade da instituição de direito público ou privado que tenham condições de propiciar experiência prática na linha da formação profissional da habilitação cursada pelo aluno, portanto não é permitido sua dispensa.
Este trabalho busca relatar todas as atividades realizadas nos campos de estágios, constituindo parte importante do curso e todas as atividades desenvolvidas devem ser acompanhadas pelo docente/enfermeiro, principalmente atividades que poderá trazer algum tipo de risco para o paciente assistido. Locais onde foram realizados os estágios: comunidade, bairro fortaleza; unidades de pronto atendimento, policlínicas Ana Adelaide; Hamilton Gondim; Manoel Amorim de Matos, José Adelino de Freitas; hospitais, Hospital e Pronto Socorro João Paulo ll; Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro; Hospital e Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião; Hospital Tiradentes (ASTIR); Centro de Medicina Tropical de Rondônia-CEMETRON.
Executar ações de enfermagem é preparar o cliente para a prevenção, promoção e proteção do seu bem estar físico mental e social, não estar atento só a sua condição ‘doença’ mas apoiá-lo psicologicamente.
Para Leopard (1999)
Enfermagem é uma atividade de cuidado aos seres humanos e, como processo de trabalho, tem um objetivo e uma direção. Tem uma finalidade de trabalho que ao ser caracterizado define a tendência de sua ação. Tais informações significam que a prática de enfermagem revela mais do que apenas um fazer