Sal Light
DETERMINAÇÃO DO CLORETO
Análises Quantitativas
Xxxxx-XX
Outubro-2014
1. OBJETIVO
1.1. Objetivo geral
Calcular o grau de pureza do cloreto de sódio comercial (sal light)
1.2. Objetivo específico
Determinar experimentalmente através de uma titulação a pureza do sal light, descobrindo a porcentagem de cloreto existente no NaCl comercial.
2. INTRODUÇÃO
O sal de cozinha light é composto por 50 % de cloreto de sódio (NaCl) e 50 % de cloreto de potássio (KCl). Ele contém 50% a menos de sódio que o sal comum, essa percentagem a menos foi substituída pelo potássio.
Quando um paciente está com pressão alta, os médicos costumam prescrever esse tipo de sal para sua dieta alimentar, pois ele tem um baixo teor de sódio. O sódio faz com que a pressão se eleve em pessoas que já tem histórico de hipertensão.
É válido lembrar que esse sódio não é o sódio metálico presente na tabela periódica, esta prescrição médica é referente aos íons sódio (Na+) que ingerimos quando consumimos o sal de cozinha. O íon Na+ e o átomo Na se assemelham no nome e símbolo, mas apresentam comportamento químico muito diferente.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Foram utilizados os seguintes materiais, equipamentos e reagentes
Erlenmeyer
Béquer
Bureta
Suporte universal
Garra
Balança analítica
Sal light
Solução de Nitrato de Prata 0,1008mol/L
Solução de Cromato de Potássio a 5% em peso
3.2. Determinação do Cloreto
Foram pesados cerca de 0,10g de sal light em um béquer de 100mL, após isso foram adicionados cerca de 15mL de água destilada, agitando a solução até que ocorresse a dissolução do sal. A amostra foi transferida para um Erlenmeyer e adicionou-se 4 gotas de Cromato de Potássio. Na bureta, devidamente colocada na garra presa ao suporte, foi colocado Nitrato de Prata “zerando” a bureta. A solução de sal comercial foi titulada com o Nitrato de Prata até que a solução se tornasse avermelhada. O volume gasto foi anotado.
O procedimento foi feito por cada