Saber uma língua é separar o certo do errado?
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
PERÍODO: 2º 2011.2
DOCENTE: IARA F. MELO MARTINS
TUTORA: MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA
PÓLO: JOÃO PESSOA
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS NASCIMENTO DA COSTA
REFERÊNCIA
Ataliba T. de Castilho (USP, CNPq). Saber uma língua é separar o certo do errado?
A língua é um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito além de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever:
Museu da língua portuguesa – ESTAÇÃODA LUZ. http://www.museulinguaportuguesa.org.br
Saber uma língua é separar o certo do errado?
A língua é um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito além de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever.
Ataliba T. de Castilho (USP, CNPq)
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Ataliba T. de Castilho é professor titular da Universidade de São Paulo. Foi também professor titular da Unicamp e da UNESP. Livre-Docente pela USP. Foi professor visitante na University of Texas at Austin e pesquisador de pós-doutorado na Cornell University (Estados Unidos), na Université d'Aix-Marseille (França), na University of New México (Estados Unidos) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Dirigiu projetos como o NURC e o Gramática do Português Falado. Fundou e presidiu o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. Criou o Sistema de Blibiotecas e o Sistema de Arquivos da Unicamp. Presidiu de 1983 a 1985, a Associação Brasileira de Lingüística. É autor de vários livros e dezenas de artigos publicados em revistas científicas no Brasil e no exterior.
2 RESUMO DA OBRA
O texto é dividido em capítulos, nos quais o autor desenvolve uma concepção idealizada de norma que nega qualquer tipo de validação às variedades lingüísticas. No decorrer do texto Castilho ressalta que ao contrário