Segurança
Passo 1
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 11 fundamentos, que são definidos como base teórica de uma boa gestão, e colocados em prática a partir dos 8 critérios.
Podemos então, citar os 11 fundamentos, que são eles: Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional; Cultura de inovação; Liderança e constância de propósitos; Orientação por processos e informações; Visão de futuro; Geração de valor; Valorização de pessoas; Conhecimento sobre o cliente e o mercado; Desenvolvimento de parcerias e Responsabilidade social.
E os 8 critérios, que são: Liderança; Estratégias e planos; Clientes; Sociedade; Informações e conhecimento; Pessoas; Processos e resultados.
A figura a seguir representa o MEG que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA. (Plan (planejamento) , Do(execução), Check(verificação), Action(ação)).
Onde Clientes, Sociedade, Liderança e Estratégia compõem a etapa Planejamento (P) do ciclo PDCA.
Pessoas e Processos a etapa de Execução (D) no PDCA.
Resultados compõe Controle (C ).
Informações e Conhecimento, refere-se à Ação (A), completando o ciclo PDCA.
Os oito critérios de excelência estão subdivididos em 23 itens, cada um possuindo requisitos específicos e uma pontuação máxima. Destes, 17 representam os aspectos de enfoque e aplicação, e 6, os resultados.
Passo 2
Neste passo veremos a relação entre os 8 critérios da excelência com o ciclo PDCA.
Só lembrando que os 8 critérios são: Liderança; Estratégias e planos; Clientes; Sociedade; Informações e conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados.
Então temos:
Liderança: Estabelece os princípios da instituição, prática e vivência.
Estratégia: São formuladas pelos líderes para direcionar o desempenho da organização.
Clientes: Este é um critério que leva a empresa ao sucesso, pois a empresa deve entender as necessidades de seus clientes para que possa alcançar o êxito.
Sociedade: A empresa também deve identificar, entender e satisfazer as