Fichamento
A língua é um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito além de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever. Como é essa história de falar certo e errado?
CASTILHO, Ataliba T. (USP, CNPq) Saber uma língua é separar o certo do errado? Museu da Língua Portuguesa, 2009. (p. 01 – 24).
[...] “De acordo com a Teoria da Variação e Mudança, a língua é um fenômeno intrinsecamente heterogêneo, justamente por que é usada em nosso dia-a-dia, tendo por conseqüência de dar conta das muitas situações sociais em que nos envolvemos quando falamos.
Uma língua natural conterá, portanto, diferentes dialetos*, relacionados ao espaço geográfico que ele ocupa. Esse fenômeno é estudado pela Dialetologia* e pela Sociolingüística*”.
Indicado para estudantes de Metodologia do Trabalho Acadêmico
Local: site do Museu da Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância – EAD
Pólo de Miranda/MS
Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol
Disciplina: Metodologia do Trabalho Acadêmico
Professora: Luis Leandro Gomes de Lima
Acadêmica: Lidiane Rocha Dias
Saber uma língua é separar o certo do errado? 2.9
A língua é um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito além de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever. Nível sociocultural do falante
CASTILHO, Ataliba T. (USP, CNPq) Saber uma língua é separar o certo do errado? Museu da Língua Portuguesa, 2009. (p. 01 – 24).
[...] “Analfabetos e cidadãos escolarizados não falam exatamente da mesma forma. Analfabetos usam o Português popular, ou variedade não-culta. Pessoas escolarizadas usam o Português culto, ou variedade padrão, aprendida na escola ou nos ambientes familiares de pessoas que cultivam o hábito da leitura”.
Indicado para estudantes de Metodologia do Trabalho Acadêmico
Local: