Análise de perca de potência em uma máquina de corte laser
João Henrique Pinheiro dos Santos Remonti (FAHOR) jr001344@fahor.com.br
Marcos Vinicius Dorfschmidt md001385@fahor.com.br
Pedro Alex dos Santos (FAHOR) ps000885@fahor.com.br
Carla Beatriz Spohr spohrcarlab@fahor.com.br
Resumo
A necessidade de sem manter num mercado cada vez mais competitivo, faz com que as empresas busquem sistemas de produção cada vez mais eficientes. Nas indústrias metálurgicas a máquina de corte laser é a grande responsável pela maior parte dos investimentos, pois sua rapidez e qualidade de corte diminuem o tempo de produção e aumentam consideravelmente a produtividade. Este trabalho apresenta de uma forma sucinta alguns conceitos físicos que envolvem o corte laser, bem como um estudo de caso sobre a análise da perca de potência de um equipamento.
Palavras chave: Luz, Laser, Espelhos.
1. Introdução
Devido a mercado competitivo, as empresas foram em máquinas, equipamentos e processos estão cada vez mais eficientes, garantindo a qualidade dos produtos. Dos mais variados equipamentos e processos existentes de fabricação envolvendo corte de chapas, o corte a laser é o que oferece o melhor custo benefício, pois dispensa o investimento e fabricação de ferramentas de corte e conformação de chapas.
Com o crescente aumento do número de empresas na área metalmecânica, e da concorrências entre elas, cada vez mais os processos exigem maior eficiência desprendendo menores custos, aproveitando ao máximo os recursos enérgicos.
Entre diversos equipamentos possíveis para tal, a máquina de corte laser é a mais comumente usada.
Este trabalho tem por objetivo apresentar o alguns conceitos fisicos envolvendo esses equipamento: luz, espelhos, laser, bem como um estudo de caso de análise da perca de potência em uma máquina de corte laser, e algumas tratativas visando manter a boa performance do equipamento.
2. Revisão da literatura
2.1 Conceito físicos da luz
Conforme o site