Ferramenta 1
CONFECÇÃO DE FERRAMENTA
CURITIBA - 2015
CRISTOFHER GUIDONI BONDAN
FABIO VIEIRA DIAS
JACKELINNE LARES VASCONCELOS
JULIANO ROCKENBACH CECATTO
LUIS CARLOS HERMANN JUNIOR
CONFECÇÃO DE FERRAMENTA
Trabalho de graduação apresentado a disciplina de Tecnologia Mecânica 1, do curso de engenharia de produção orientados pelo professor Nelson Ortiz.
CURITIBA – 2015
ÍNDICE
Introdução................................................................................................4 Desenvolvimento.....................................................................................5 Conclusão..............................................................................................13 Referências............................................................................................14
INTRODUÇÃO
A usinagem é o processo que dá forma, dimensão e acabamento as peças, através da remoção de cavacos. O estudo da usinagem se baseia na mecânica com o atrito e a deformação, na termodinâmica e na ciência dos materiais, onde cada material possui características em sua propriedade estrutural e necessita de análise para ser usinado.
A usinabilidade de um metal envolve diversos fatores, entre os quais o tipo e a forma da ferramenta de corte, a velocidade de avanço, a qualidade, o estado das máquinas-ferramenta, profundidade de corte e o tipo de fluido de corte para que ocorra o resfriamento. Por possuir vários fatores que influenciam na sua execução, a usinabilidade não é uma propriedade simples de ser definida, e o método mais utilizado consiste em projetar o que e como a ferramenta irá trabalhar, ou seja, determinar previamente o tipo de trabalho que ela estará apta a realizar e além da escolha do material para garantir uma vida útil maior da ferramenta.
Este trabalho apresentará as etapas de da confecção de uma ferramenta, desde a definição dos ângulos da ferramenta de