ferramentas do grau 1
O Malho representa a vontade, a energia, a força física, o aspecto ativo da consciência, necessários para vencer os obstáculos, e seu emprego seria nulo se não existisse o Cinzel, instrumento passivo que produz a beleza final de toda a obra e determina a justa aplicação da sabedoria.
O Malho representa a inteligência que permite ao homem distinguir o Bem do Mal e avaliar o que é justo do que é injusto, mas para tanto necessário se torna que o trabalho seja dirigido e consciente, daí a importância da Régua no planejamento e do Cinzel no corte e embelezamento da Pedra Bruta.
Sem esta integração o Malho apenas quebraria, pulverizaria ou esmagaria a Pedra ao invés de lapidá-la.
Ferramenta cortante o Cinzel representa a perseverança e o agente espiritual da vontade celeste que pode penetrar a matéria. Movido pelo Malho ele tem por missão fazer desaparecer as asperidades, os preconceitos e os erros.
Assim, nenhuma obra poderá ser produzida na pedra sem a ação bem orientada do Cinzel, com a Força do Malho, após o traçado de linhas retas e perfeitas pela Régua.
Enfim, como é lamentável que os homens não tenham compreendido a generosidade do Grande Geômetra do Universo e utilizem todo esse conhecimento de geometria, de construção e manipulação de ferramentas para a destruição, a perversidade, perseguição e domínio de seres semelhantes.