Gestão de Pessoas
Os processos básicos da gestão de pessoas são divididos em seis são eles:
Processo de agregar pessoas, aplicar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas, monitorar pessoas, recompensar pessoas. Nisso o processo de recompensar pessoas compreende:
1- Remuneração
2- Programas de incentivo
3- Benefícios e serviços
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos. A palavra recompensa significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém.
Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos e à lucratividade da organização, por outro lado, as recompensas afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos básicos do desenho e administração do sistema de recompensas. Os sistemas de recompensa desenvolvidos pelas organizações são grandes e de variabilidade enorme. Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.
NA ABORDAGEM TRADICIONAL:
Ø Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais;
Ø A remuneração obedece padrões rígidos e imutáveis, atende a processos padronizados de avaliação de cargos, dentro de uma política de generalização que se aplica a todos os funcionários – indistintamente – sem levar em conta suas diferenças individuais e desempenho.
Ø A remuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estatísticos.
NA ABORDAGEM MODERNA: Ø Predomina a suposição de que as pessoas