Ferramentas De Corte 1
CAMPUS CURITIBA
CLASSES DE FERRAMENTAS DE CORTE
CURITIBA
2015
BRUNO ALEXANDRE ZANARDI
CLASSES DE FERRAMENTAS DE CORTE
CURITIBA
2015
1 CLASSE ISO P Essa classe envolve os materiais feitos de aço, o maior grupo de materiais utilizados nos processos de usinagem. O aço é uma liga metálica entre Ferro e Carbono, com porcentagens que variam de 0, 008% para 2,10%.
1.1 USINABILIDADE A usinabilidade do aço difere dependendo dos elementos de liga, do tratamento térmico e do processo de fabricação, seja ele forjado, laminado ou fundido. À respeito do cavaco, o seu controle é geralmente fácil e sem problemas. Aços que possuem um teor de carbono baixo produzem cavacos mais longos por terem mais tenacidade.
1.2 AÇO SEM-LIGA Em aços sem liga, o teor de carbono é geralmente apenas 0.8%, enquanto que os aços com liga possuem elementos de liga adicionais. A dureza varia de 90 a 350HB. A sua usinabilidade requer muito atenção, pois a quebra de seu cavaco é complicada e o material tende a formar aresta postiça
1.3 AÇO BAIXA-LIGA Aços baixa-liga são os materiais mais comuns atualmente disponíveis para usinagem. O grupo inclui materiais macios e endurecidos de até 50 HRC. A sua usinabilidade depende do seu tratamento térmico e do seu teor de liga. Para estes materiais, os principais problemas são a craterização e o desgaste de flanco.
1.4 AÇO ALTA-LIGA Os aços alta-liga incluem os aços carbonos com um teor total de liga de 5%. O grupo inclui materiais macios e endurecidos de até 50 HRC. Este material é tipicamente utilizado para a fabricação de peças de máquina-ferramenta, matrizes, peças hidráulicas e ferramentas de corte. Em geral, a usinabilidade diminui em teor de liga mais alto e maior dureza. Por exemplo, em elementos de liga de 12-15% e dureza de até 450 HB, a aresta de corte precisa de boa resistência ao calor para suportar a deformação plástica.
1.5 FERRAMENTAS DE