Ferramenta De Qualidade 5S 1
OBJETIVO:5S é um programa utilizado para melhorar a organização dos ambientes de trabalho, pela mudança de atitude das pessoas ao seguirem os cinco passos recomendados pelo programa.
Sua principal contribuição é a redução do desperdício de materiais, de tempo, de espaço e é o primeiro passo para qualquer programa corporativo de gestão da qualidade, melhoria da produtividade e qualidade.
A. Introdução:
B. No final da Segunda Guerra Mundialocorreram diversas mudanças no campo empresarial. É nesse contexto quea Gestão da Qualidade Total surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade, tendo como uma de suas ferramentas os 5 S’s.
C. Primeiramente surgiuno Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade de colocar ordem na grande confusão que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas.
D. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial.
E. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitosbásicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema de Qualidade, tendo sempre como objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
F. É possível eliminar o desperdício (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método "5S’s". Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da Qualidade Total do país.
G. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.
H.
I. Teoria:
J. Os 5 conceitos são:
K.
L. 1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
M. CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".
N.
O. 2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
P. CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar