Internetês , uma ameaça ao idioma?
Ela já é uma realidade que ultrapassou as fronteiras da Internet. A preocupação é de como está sendo usada e até que ponto pode influenciar no aprendizado e na comunicação entre as pessoas. Trata-se da linguagem conhecida como internetês, que surgiu entre os usuários de chats e blogs.
Com ela, vieram novas palavras e expressões, muitas sem um significado apropriado. Com isso é certo observar descaso com as normais gramaticais da língua portuguesa, interferindo no processo de aprendizagem dos jovens e no dia-a-dia dos adultos perante a forma culta do português. São vários erros, com: troca de letras, abreviatura de palavras desnecessariamente, troca de pontuação, entre muitos outros. Ela é utilizada como objetivo de abreviar as palavras mais utilizadas no nosso dia a dia, e reduzir o tempo de digitação nas redes sociais, mas essa linguagem não pode ser utilizada alem da conta, pois desobedece completamente a norma culta. As escolas vêem tido problema para conseguir reeducar os alunos para que não utilizem desta linguagem fora do computador. Quando estiver fazendo uma redação,concurso ou algo do tipo, não irá saber escrever ela corretamente, e mesmo aqueles que conseguem separar, acabam se envolvendo e errando também. Portanto não é errado usar a linguagem oculta, mais o modo que usamos é que torna errado.
Alguns vocabulários criados pelos Internautas,pode sim influenciar, a maneira de escrever e de falar , muitas vezes originando novas linguagens. Esta influência pode ser considerada negativa sob alguns aspectos e positiva sob outros. Se ela for controlado,pode se tornar algo até mesmo proveitoso no nosso cotidiano, se soubermos usá-la.