Internetês
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
INTERNETÊS
MANAUS – AM
NOVEMBRO/2010
ROMÊNIA FEITOSA DE SOUZA
INTERNETÊS
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Morfologia da Língua Portuguesa, ministrada pela profª Hydelvídia Cavalcante, do curso de Letras do Uninorte/Laureate.
MANAUS – AM
NOVEMBRO/2010
CONSIDERAÇÕES INICIAIS A busca pela rapidez e informalidade no bate papo, são os principais fatores que levam os internautas a fazerem uso da linguagem que está virando “febre” em todo o mundo, a saber, o internetês. Trata-se de uma linguagem com abreviações de palavras ou troca de fonemas, para que tudo se torne mais prático. Nesta pesquisa, abordaremos um conceito mais apurado do que realmente vem a ser o internetês, quem são os usuários dessa linguagem, a própria linguagem, e, o que os estudiosos juntamente com os professores, que são os mais preocupados com essa nova “interferência” à norma padrão da língua, pensam a respeito. Inicialmente, vale lembrar que o internetês “interfere” somente na escrita, por isso não representa uma ameaça para a Língua Portuguesa, é o que veremos no decorrer deste trabalho.
1. CONCEITO E ORIGEM
O internetês é conhecido como o português digitado na internet, caracterizado por simplificações de palavras que levariam em consideração, principalmente, uma suposta interferência da fala na escrita. Internetês - é um neologismo (de: Internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo cinco letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres. O vocábulo aponta ainda para a prática de escrita tomada como registro divergente da norma culta padrão. Usado inicialmente apenas para IRC